A TIRANIA DOS FILHOS -POR-LAYS LUGÃO

A SUAVE TIRANIA DOS FILHOS COM OS PAIS IDOSOS

Existem várias atitudes de filhos quando os pais se tornam idosos. Uma delas é os levar para instituições, outra é contratar cuidadores, mas quando os pais estão saudáveis, independentes e autônomos e não necessitam nem de uma coisa nem de outra, acontece a sutil tirania dos filhos ao se relacionarem com eles.

Os filhos se tornam tão cuidadosos, tão afetivos, e desejam preservar com tanto carinho estes pais, que passam a superprotegê-los. Não são atitudes conscientes, mas devagar, os vão despersonalizando o que os leva a se sentirem incapazes de tudo.

Há nos filhos, uma intolerância que os leva a corrigir tudo que os pais fazem de errado, há uma impaciência quanto à lentidão com que inevitavelmente os idosos executam algumas tarefas.

Por sua vez, os idosos, para não atritarem com os filhos, se resignam, deixam que as situações de atrito passem, sem reclamar. Tudo que fazem errado e é criticado, os faz irem aceitando e com isto, vão diminuindo sua capacidade de ser independente.

 

 

É normal que os jovens sejam melhores que os idosos. Mas, se os idosos perdem ao acessar uma rede social, mexer com objetos tecnológicos entre outras atividades, os jovens perdem em não aproveitar a experiência e história de vida que só os idosos possuem. Os idosos não perdem a capacidade de se auto avaliar e sabem o momento para alterarem alguns comportamentos, isto sem a necessidade de uma crítica incisiva demais feita pelos filhos. Os filhos devem entender que os pais os agradecem por toda a ajuda, por todo carinho, mas é necessários que os deixem “pagar mico”, os deixem errar sem serem corrigidos a cada instante.

 

 

Os pais precisam dos filhos, mas precisam que os respeitem dentro de suas capacidades, que não os atrofiem, não os desvalorizem e nem os façam perder toda a independência antes da hora necessária. Que os filhos entendam que sem compreensão, atenção e o devido respeito, os pais acabarão perdendo a alegria de viver.
Os pais têm uma história de vida que os tornam diferentes, eles construíram muitas coisas, venceram inúmeras batalhas e, normalmente, os filhos estão no patamar que estão, graças ao esforço e dedicação destes pais.
Há pesquisas que mostram histórias tristes, desabafos de pessoas que se anularam diante das críticas dos filhos, tudo gerado por acontecimentos de choque entre a impaciência dos filhos e a necessidade dos pais. Os pais só querem seguir sua estrada de forma feliz e livre.

LAYS LUGÃO DE CARVALHO

 

   

Essa é Lays Lugão de Carvalho, com 88 anos, ela continua a desenvolver suas atividades, dirige por todo lado, caminha pela praia, pratica stand up paddle, mantém uma invejável vitalidade, adora cinema, está sempre se atualizando em diversos assuntos, além de participar de congressos e encontros sobre o envelhecimento.

( Ginástica Cerebral assista : https://www.youtube.com/watch?v=VHLcC1MpmDE&t=934s)

 

Fonte- Envelhecer com Estilo

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

maria-do-carmo-esteves-da-cunha has 48 posts and counting.See all posts by maria-do-carmo-esteves-da-cunha

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!

%d blogueiros gostam disto: