ENVELHECER É UMA DOENÇA??#STOPIDADISMO

Envelhecer é uma doença?

Movimento #StopIdadismo promove

live sobre o tema com Alexandre Kalache

Evento online no Facebook será nesta quinta-feira (01 de julho), às 14h no Brasil

A iniciativa de incluir a velhice na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), mantida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem provocado forte reação de setores ligados ao envelhecimento, preocupados com o risco de se mascarar problemas de saúde reais para a terceira idade, aumentar o preconceito contra idosos e interferir no tratamento e pesquisa de enfermidades e na coleta de dados epidemiológicos.

A preocupante e polêmica proposta é tema do evento online ‘Envelhecer é uma doença?’ que o movimento #StopIdadismo promoverá em sua página no Facebook na próxima quinta-feira, dia 01 de julho, às 14h no Brasil, com a presença do médico gerontólogo e epidemiologista Alexandre Kalache.

Consultor das Nações Unidas para questões do envelhecimento e uma das principais referências no tema, Kalache buscará com sua experiência ajudar a lançar luz sobre as motivações dessa intenção da OMS e analisar tanto as repercussões esperadas para a Geriatria e a Gerontologia quanto os possíveis impactos sociais e psicológicos na população idosa decorrentes da nova classificação, prevista para vigorar a partir de janeiro de 2022.

A conversa com Alexandre Kalache será ancorada pelo jornalista Carlos Henrique Roncalio, da rádio web Página 2, do Brasil.

Assista a live ‘Envelhecer é uma doença?’  na página do #StopIdadismo no Facebook em https://m.facebook.com/stopidadismo/

Sobre o #StopIdadismo

Integrado por diversas organizações iberoamericanas, o movimento #StopIdadismo foi lançado oficialmente no dia 30 de abril de 2021, como uma resposta da sociedade civil internacional a uma das maiores violências contemporâneas contra a pessoa idosa, o preconceito por idade, conhecido como idadismo.

A mobilização emergiu após a publicação pela Organização Mundial da Saúde e outras agências das Nações Unidas, no dia 18 de março, do “Relatório Global sobre Preconceito de Idade”. O documento revelou que uma em duas pessoas no planeta discrimina idosos, com atitudes que agravam a sua saúde física e mental e reduzem a sua qualidade de vida. As Nações Unidas alertam no documento que esse comportamento foi agravado na pandemia de Covid-19, na medida em que pessoas mais jovens e idosas foram estereotipadas no discurso público e nas redes sociais.

O objetivo central do movimento #StopIdadismo é produzir e difundir informações, reflexões, dados atualizados e outros elementos que contribuam para ações organizadas de enfrentamento ao idadismo. Nesse sentido, vem promovendo uma série de campanhas de conscientização sobre o problema.

A primeira ação global ocorreu em abril, por meio de uma videoconferência que lançou a campanha #VamosFalarDeIdadismo e que teve o propósito de reunir e compartilhar no site do movimento e nas redes sociais testemunhos sobre a discriminação em função da idade.

Posteriormente, por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, uma nova campanha mobilizou pessoas e organizações na produção e compartilhamento de cartazes e mensagens sobre o tema, por meio da hashtag #StopMausTratosPessoasIdosas.

A campanha permanece ativa. Um vídeo contendo orientações para essa atividade está disponível na página do movimento no Facebook: https://fb.watch/5C8AE6lzmD/. Assista, escreva o seu cartaz e participe com a sua mensagem!

Mais informações sobre o #StopIdadismo e sobre como participar de suas campanhas estão no site do movimento. Acesse: www.stopidadismo.pt e www.stopidadismo.com.br

Maria do Carmo- Madis

Empreendedora Digital 60+

Ativista do Movimento # STOPIDADISMO

50 Mais Aprendiz Digital – Eliminando Resistência e Focando em resultados

Email: [email protected]

Grupo: https://www.facebook.com/groups/50maisaprendizdigital

Instagram: https://www.instagram.com/madis.50maisaprendizdigital

Podcast:   https://anchor.fm/madis60mais

 

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

maria-do-carmo-esteves-da-cunha has 61 posts and counting.See all posts by maria-do-carmo-esteves-da-cunha

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!

%d blogueiros gostam disto: