MOVIMENTO ATUALIZA -MARÍLIA SANCHES

MOVIMENTO ATUALIZA ! ENGAJADO NA DESCONSTRUÇÃO DO ETARISMO-  

MARILIA SANCHES

O conselho do Movimento Atualiza! costuma dizer que todos somos etaristas em desconstrução.

E por quê?

O Etarismo, assim como todo preconceito, tem sua raiz no conjunto de crenças, valores e cultura que herdamos das gerações e construímos ao longo da vida.

Robert Butler, pesquisador americano, mencionou que por este motivo, o etarismo pode ser considerado uma doença psicossocial: ela flui de modo inconsciente, às vezes encoberto por uma camada de humor ou elogio, tornando-se um preconceito disfarçado.

Por exemplo:
“Nossa, você está muito bem, nem aparenta a idade que tem”. Embora pareça um elogio, o preconceito etário está presente, afinal, não há qualquer tipo de problema em aparentar a idade atual, ela é tão real quanto qualquer outra, em qualquer fase da vida.

Não é à toa que as histórias infantis e filmes apresentam na maioria das vezes, a figura da bruxa como uma mulher velha enquanto as princesas são jovens e belas.
Essa imagem é aquela que representa e cultua a eterna juventude porque se conecta com as ideias cristalizadas, que alimentam o vínculo de velhice com doença, morte, problema ou mesmo inutilidade.

Entretanto, a longevidade está mostrando ao mundo que a idade não é o que define a pessoa. Seja usada para efeito de pesquisa ou desenho de políticas públicas, o critério etário é necessário em alguns casos, mas se deve lembrar que o envelhecimento é multidimensional e heterogêneo, permitindo que cada individuo envelheça à sua maneira.

O Movimento Atualiza! surgiu com o propósito de “atualizar” a sociedade sobre os impactos deste preconceito, que é sorrateiro, dissimulado e até divertido, mas tão danoso quanto qualquer outro preconceito.

As pessoas o praticam sem se dar conta e é aí que mora o perigo: o alvo sente o golpe em sua autoestima e a partir deste momento, mesmo inconscientemente, começa aceitar o fato de que é persona non grata naquele grupo ou contexto.
Como contribuição para um melhor entendimento e enfrentamento deste preconceito, em 07-10-21, o Conselho do Atualiza! apresentou o Guia de Boas Prática de Combate ao Etarismo, lançado num webinar em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

O Guia traz informações sobre etarismo, conceitos, definição, contém orientações sobre o que se deve observar para não alimentar o preconceito, bem como experiências exitosas de combate-lo.

Outro ponto relevante do Guia diz respeito às ações intergeracionais como um eficiente instrumento de mudança da percepção dos mais jovens em relação aos maduros, bem como a diferença entre multigeracionalidade e intergeracionalidade, estimulando o desenvolvimento da convivência intergeracional nos espaços corporativos, sociais e familiares.

LInk de acesso ao Guia  : https://bit.ly/guiaetarismoaba

Agora o Atualiza! também lidera e acompanha uma solicitação junto à Câmara Federal para a criação do Dia Nacional de Combate ao Etarismo.

Objetivo é fortalecer ações e programas que auxiliem a sociedade a romper com mais este preconceito e a celebrar a longevidade em todo seu potencial, como uma conquista de todos nós, de todas as idades.

Membros do Conselho  Movimento Atualiza!
Clea Klouri,Candice Pomi, Marília Sanches, Ricardo Mucci, Ricardo Pessoa e Viviane Palladino.

LInkedin Movimenta Atualiza acesse : https://bit.ly/atualizalinkedin

 

Marilia Sanches 

Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia e mestranda em Gerontologia pela USP, produtora de conteúdo,docente e palestrante nos temas do envelhecimento,

Docente em cursos para cuidadores de idosos,

Fundadora da Envelhecimento Vivo e Cofundadora do Movimento Atualiza!

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

maria-do-carmo-esteves-da-cunha has 63 posts and counting.See all posts by maria-do-carmo-esteves-da-cunha

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!

%d blogueiros gostam disto: