ORIENTAÇÕES DE PUBLICIDADE NAS REDES SOCIAIS

 

Você sabe os tamanhos das postagens das redes sociais?

 

Instagram

 

Invista em fotos, vídeos e Stories! A linguagem visual é a que mais chama atenção nesta rede social. Legendas são importantes também, mas devem ser usadas com cuidado e estratégia.

Tamanho da foto do perfil no Instagram

  • O tamanho padrão de foto para perfil do Instagram é 180 x 180 px, na proporção de 1:1

Tamanho de fotos para posts do feed do Instagram

Existem três formatos para fotos no feed do Insta:

  • Square: é o famoso quadrado, usado também em carrossel.
  • Portrait: são as fotos verticais (retrato).
  • Landscape: são as imagens horizontais, ao estilo paisagem.

Cada um dos formatos têm um tamanho recomendado:

  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1080 x 608 px.

O Instagram aceita as extensões mais usadas de imagem: .jpg e .png

Tamanhos e resolução de posts em vídeo

  • Duração do vídeo: até 60 segundos (em formato .MP4 ou .MOV).
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Quadrado/Carrossel: 1080 x 1080 px.
  • Horizontal: 1080 x 608 px.

Limites de caracteres para Instagram

  • Legenda do post: limite é 2000 caracteres, mas se você limitar a 138 caracteres, garantirá que sua mensagem fique completa antes do “Leia mais”.

Tamanhos e resolução para GIFs

  • Mesmas medidas de vídeo, porém, arquivo salvo na extensão .gif
  • Tamanho do arquivo: até 1,5 MB.
  • Duração de 3 segundos.
  •  O único requisito necessário é que esse GIF deve ter 3 segundos de duração e, até 200MB.

Tamanhos dos Stories do Instagram

  • Vídeos e imagens: Stories devem respeitar o limite de 15 segundos e seguir a proporção e 9:16. Recomendamos, tanto para imagens quanto para vídeos, a resolução de 1080 x 1920 px.
  • Você também pode fazer Stories com outras resoluções. O Instagram fará ajustes automáticos, preenchendo as lacunas suavemente e incluindo bordas pretas. Porém, se precisa evitar perdas, siga a resolução citada anteriormente. Recomendamos que se atente ao tamanho máximo de 2,5GB.

Observações :

  • Imagens: Recomendamos o formato JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.
  • Vídeos: Até pouco tempo atrás o Instagram só aceitava vídeos de até 30 segundos, atualmente já aceita até 60 segundos. Importante observar que o vídeo tem que ter no máximo 60 segundos, se tiver 60,01 já não aceitará.
  • Para posts com imagens e vídeos: recomendamos subir com a seguinte resolução na mLabs: Até 1080 px de largura e/ou 1080 px de altura, nas proporções indicadas acima.
  • Legenda do post: Se quiser se aprofundar no assunto, temos um post exclusivo sobre como boas legendas aumentam os resultados no Instagram. Adicionalmente, é válido destacar que o limite de hashtags pela mLabs é de 30.

 

Facebook

 

Existe também uma série de especificações de tamanhos de imagens para o Facebook! Além de imagens, a rede social permite formatos como vídeos, Carrossel, Stories, etc. E cada um desses formatos têm tamanhos recomendados.

Tamanho de imagens para capa e perfil do Facebook (perfil pessoal)

  • Avatar: 180 x 180 px; 500 x 500 px (recomendável para melhor qualidade). Proporção 1:1.
  • Tamanho de imagem para capa no Facebook (perfis pessoais): 851 x 315 px.
  • Vídeos para capa: 820 x 312 px, com 20 a 90 segundos de duração.

Dimensões de imagens para Facebook (Fan Page)

  • Perfil: 180 x 180 px, 500 x 500 px (recomendével). Proporção 1:1.
  • Imagem para capa: 820 x 312 px. Área visível mobile: 640 x 360 px.
  • Vídeo para capa: 820 x 312 px. 20 a 90 segundos.

Tamanhos de imagens para post no Facebook

Assim como o Instagram, o Facebook aceita posts com imagens nos formatos quadrado, vertical e tela cheia (full screen).

As resoluções recomendadas são:

  • Quadrado/carrossel: 1080 x 1080 px. Proporção 1:1.
  • Vertical: 1080 x 1350 px.
  • Horizontal: 1200 x 630 px.

Lembrando que posts compartilhados de imagem com link são mostrados na timeline na resolução de 1200 x 628 px e posts compartilhados com vídeo serão apresentados na resolução 1200 x 675 px.

Tamanhos de vídeo para post no Facebook

Posts em vídeo seguem as mesmas resoluções que em imagens. Porém, a duração máxima de vídeos para o Facebook é 120 minutos e o tamanho máximo do arquivo aceito pela rede é 40GB.

Tamanhos de Stories no Facebook

  • 1080 x 1920 px, proporção de 9:16, limite de 15 segundos.

Siga essas orientações

  • Todos os vídeos devem ter até 200 MB e ser em formato .MP4 ou .MOV.
  • O limite de texto para posts é de 2000 caracteres. Porém, é ideal que o texto não passe de 480 caracteres (com espaços) para que não fique escondido no “Continue lendo”.
  • Imagens: Recomendamos JPEG, 3 canais (RGB), ou seja, exportar para web em ferramentas como Photoshop por exemplo.

Tamanho para capa de Evento no Facebook

  • Imagem: 500 x 262 px.
  • Vídeo: de 30 segundos a 5 minutos, até 100 MB.

Tamanho de capa para Grupo no Facebook

  • Resolução 820 X 250 px.

Twitter

Aqui, os textos são a chave! Opiniões e notícias, desde que respeitem o limite de 280 caracteres (finados 140 caracteres), são o foco do Twitter. Além disso, já é possível postar imagens, vídeos e gifs nessa rede!

Tamanho de capa e perfil no Twitter

  • Perfil pessoal ou corporativo: 200 x 200 px, 400 x 400 px (recomendável).
  • Capa: 1500 x 500 px. Área visível: 935 x 280 px.

Tamanho de imagem para post no Twitter

  • Retangular: 900 x 450 px.
  • Quadrado: 1080 x 1080 px.
  • Imagens com até 5 MB.

Posts com link e imagem compartilhados nessa rede social aparecerão no feed com 520 x 254 px.

Limites para vídeos e gifs no Twitter

  • Duração de vídeos ou gifs: até 140 segundos (40 frames por segundo). Se for gif, já deve vir configurado em looping.
  • Resolução vídeos: de 32 x 32 px a 1920 x 1200 px ou 1200 x 1900 px.
  • Formatos aceitos .MP4 ou .MOV.
  • Tamanho vídeos: 512 MB.
  • Tamanho gifs: até 5 MB no mobile e 15 MB para web. Tempo máximo: 40 segundos (40 frames por segundo).

Observações 

  • Imagens não podem passar de 3 MB  Quando há imagem anexada, o limite cai para 257 caracteres.
  • Um link no texto é considerado como 23 caracteres independente do tamanho , lembre-se que o emoji também conta como um caractere.
  • Vídeos ou gifs podem ter, no máximo, 200 MB.

Pinterest

 

Rede social para imagens, imagens e imagens! Invista em fotos bem produzidas e que transmitam sensações.

Limites para imagens

  • Pins: 600px de largura e com altura ilimitada!

Limites para textos

  • Legenda do post: tente não ultrapassar os 110 caracteres. Assim, sua descrição ficará interessante e objetiva. Porém, o limite máximo é de 500 caracteres.

Observações 

  • Pin em miniatura na timeline: 222 x 222 px.
  • A plataforma não suporta vídeos.

YouTube

 

Rede social focada em audiovisual! O Youtube é uma rede social incrível para empresas que querem se relacionar com seus públicos através da oferta de conteúdos de valor. Vídeos são ótimos formatos para aulas, tutoriais, apresentações de produtos e institucionais.

E, assim com todas as outras redes, tem suas especificações de tamanho, extensões, tempo e resolução. Veja mais.

Tamanho de imagens para Youtube

  • Capa: 2560 x 1440 px. Na TV a imagem é exibida integralmente, no desktop terá um corte para 2560 x 423 e, no mobile, de 800 x 800 px. Tamanho até 4MB.
  • Perfil: 100 x 100 px.

Tamanho de vídeos para Youtube

  • Duração: 15 minutos*.
  • Resolução: até 3840 X 2160 px (ou 16:9).
  • Extensões: .MOV, .MPEG4, .MP4, .AVI, .WMV, .MPEGPS, .FLV, .3GPP, .WebM.
  • Limites para textos para título em desktop e mobile: 73 caracteres.

*O YouTube libera, como padrão, o limite de 15 minutos por vídeo. Para fazer upload de vídeos pela plataforma da mLabs sem problemas, você precisa se atentar a isso.

Se sua necessidade for diferente, e precisar subir vídeos mais longos, você pode solicitar o aumento desse limite para a rede social.

Observações 

  • O limite do tamanho do arquivo dos vídeos para subir na mLabs é de até 200MB.

 

Linkedin

 

Rede social para fazer contatos profissionais e se candidatar a vagas de emprego. Atualmente, muitas empresas utilizam o LinkedIn para ganhar visibilidade, expressar valores e ideais, conversar com colaboradores e recrutar novos funcionários. Empresas do segmento B2B têm no LinkedIn um canal valioso para contato e relacionamento com potenciais clientes.

Perfil Pessoal

  • Avatar: 400 x 400 px
  • Capa: 1584 x 396 px (ambos até 8MB)

Company Page

  • Avatar: 300 x 300 px (até 2MB)
  • Capa: 1536 x 768 px (até 4MB)

Showcase Page

  • Avatar ou Logomarca: 300 x 300 px (até 2MB)
  • Capa ou Imagem Principal: 974 x 330 px (até 4MB)

Post de perfis pessoais

  • Mínimo 553 x 276 px (até 5MB)
  • Obs.: Proporções pode variar entre 3:2 e 2:3 e as imagens maiores que isso são ajustadas pela rede.

Posts de Company Page e Showcase Page

Imagem: 1200 x 627 px

  • Obs.: Largura mínima para posts é de 200 px. Se ela for inferior a isso, não será exibida em formato de imagem maior, mas sim como uma miniatura à esquerda da publicação. Proporção 1,91:1
  • Vídeo: 256 x 144 px a 4096 x 2304 px (até 5GB). Proporção 1:2,4 – 2,4:1
  • Duração mínima 3 segundos / Duração máxima 10 minutos
  • Extensções aceitas: ASF, AVI, FLV, MPEG-1, MPEG-4, MKV, QuickTime, WebM, H264/AVC, MPEG-4, VP8, VP9, WMV2 e WMV3

Observações

  • Se você vai usar a mlabs para agendamento de posts para o LinkedIn, atente-se ao tamanho recomendado pela rede social (1200 x 627 px).

Whatsapp

 

O Whatsapp é um dos principais aplicativos da atualidade para envio de mensagens diretas. Recentemente adquirido pelo grupo Facebook, a plataforma conta com uma base de aproximadamente meio bilhão de usuários e está presente em mais de 180 países.

Limites para imagens no WhatsApp

  • Tamanho máximo de uma imagem no Whatsapp: 1920 x 1080.

Limites para vídeos no WhatsApp

  • Assim como nas imagens, os arquivos de vídeo possuem um limite de 16 MB, entretanto, a plataforma oferece a opção de cortar o vídeo antes do envio.

Limites para textos

  • Limite de 500 caracteres.

Dicas 

  • Além das demais funcionalidades, o Whatsapp permite o envio de arquivos e documentos, no tamanho máximo de 100 MB.
  • Desde 2017, o app também oferece a possibilidade de enviar até 30 mídias (fotos e vídeos) em uma única mensagem. Anteriormente, o mesmo limite era de apenas 10 mídias.
  • Para que a imagem fique totalmente quadrada, o recomendável é utilizar a resolução de 1080 x 1080.

 

Google Meu Negócio

 

O Google + foi uma alternativa criada pela gigante da tecnologia para substituir a antiga rede social Orkut. A plataforma ainda não alcançou o destaque pretendido, entretanto, é interessante conhecer suas especificações.

Limites para imagens no Google Meu Negócio

  • Posts: o limite recomendado é de 2048 x 2048 px.

Limites para textos

  • Post: não existe um limite de caracteres.

Limites para vídeo

  • Seguindo também os padrões de regramento de imagem, o recomendado é utilizar vídeos com até 2048 x 2048 px.

Observações mLabs

  • Para os vídeos, o limite mínimo deve respeitar dimensões não inferiores a 496 x 496 px.
  • Uma boa vantagem do Google + é a liberdade em compartilhar conteúdo, já que a rede não apresenta um número máximo de caracteres por postagem.

Snapchat

 

A ideia dessa rede social é a de compartilhar momentos. Dessa forma, todo o conteúdo publicado expira em um determinado período (algo que pode ser parametrizado pelo usuário). Apesar da concorrência com o Instagram, o Snapchat ainda representa uma grande força no mercado.

Limites para imagens no Snapchat

  • O limite recomendado é de 1080 x 1920 px.

Limites para textos

  • Post: 45 caracteres.

Limites para vídeo

  • O padrão é a publicação de 10 segundos, entretanto, a empresa está implementando a possibilidade do uso de transmissões sem limite de tempo.

Dicas extras para redes sociais

 

Além desses padrões de imagem e publicação, é imprescindível que profissionais da área de comunicação estejam sempre atentos às tendências do mercado. Nesse ponto, o importante é que você se prepare para agradar o perfil do seu consumidor e entregar um conteúdo que possa agregar valor ao negócio.

Então, antes de postar qualquer coisa em qualquer rede social, siga essas recomendações:

  • toda estratégia deve ser elaborada com conceitos de um design responsivo — tecnologia que possibilita a visualização fluída do material, mesmo em telas menores;
  • a produção de materiais originais é altamente recomendada, tanto para indexação no Google quanto para o engajamento do público;
  • o cuidado com as fotos deve ser uma prioridade;
  • tenha uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais e faça tudo em um só lugar!

Fonte:Blog Envelhecer com Estilo

 

Madis

Maria do Carmo – Madis

Empreendedora Digital 60+

Nossos Objetivos:

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