SINDROME NINHO VAZIO-POR-CRIS SANTOS

Síndrome do ninho vazio ou preparação para novos voos?

Você já vivenciou a sensação do ninho vazio ou presenciou alguém querido com esse sintoma?

A Síndrome do Ninho Vazio é caracterizada por um sentimento de tristeza e desânimo que acomete os pais quando os filhos se tornam independentes e saem de casa.

 

 

Eu me separei quando meu filho tinha 3 anos e meio, hoje ele tem 24 e desde então sempre moramos juntos.

Como filho de uma separação tivemos os problemas decorrentes desse processo, mas sempre fomos muito ligados.

Aproveitando quero fazer um aparte aos pais: Existe ex-mulher, ex-sogra, ex-sogro, mas não existe ex-filho. Se o seu relacionamento terminou, não significa que o vínculo com seus filhos também acabou.

A presença do pai é fundamental para a criança e não estou me referindo somente ao aspecto financeiro, mas principalmente do emocional.

A ausência do pai, muitas vezes gera sequelas que se arrastarão por toda vida na personalidade dos filhos, portanto, por favor, tenham consciência do mal que causam quando vocês se afastam de seus filhos.

A casa de meu filho ficou pronta e na semana passada ele se mudou com a namorada, no dia da mudança eu estava resolvendo alguns assuntos e só cheguei em minha casa ao final do dia, quando entrei no quarto dele, ele já tinha levado a maior parte das coisas e disse que buscaria o restante em breve, eu olhei para aquilo com um misto de tristeza e vontade de chorar e disse: “Não, vamos juntar tudo isso agora.” Ele virou para mim com um olhar estranho e disse: “Nossa mãe, você quer que eu vá embora logo????”

Sorri, chorando por dentro e respondi, “Não meu filho, não quero que você vá embora logo, é que é muito difícil, mesmo sabendo que é uma escolha sua, sabendo que você vai para algo muito bom, lidar com a saudade que já estou sentindo de você.” (Estou lacrimejando ao escrever esse parágrafo!).

 

 

É isso que quero falar com você que está vivenciando, vivenciou ou está prestes a passar por uma situação dessa, seja porque seu filho(a) vai estudar ou morar no exterior, ou vai se casar, ou mesmo morar sozinho(a):

Permita que ele siga o caminho dele e também se prepare para recomeçar, olhe para você, para seus sonhos, seus projetos e se permita sair do seu casulo e se transformar numa linda borboleta, para voar cada vez mais alto, sabendo que de vez em quando eles voltarão para matar a saudade.

É a vida que segue e por isso ela é tão bela.

Cristiane dos Santos -Life Coach e Terapeuta

 

Terapeuta Junguiana

Nosso intuito é auxiliar o indivíduo em seu processo de autoconhecimento,

integrando suas características mais sombrias com seu lado luminoso,

sempre de forma acolhedora, respeitosa e humana

Acesse:  apptuts.bio/cristiane-dos-sa-55799

(Fonte: focointerior.com.br)

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

maria-do-carmo-esteves-da-cunha has 34 posts and counting.See all posts by maria-do-carmo-esteves-da-cunha

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!

%d blogueiros gostam disto: