STOPIDADISMO EM VITÓRIA-POR-MADIS

#STOPIDADISMO EM VITÓRIA-ES

 

Em Agosto/2021, estive em Vitória -ES , encontrando com Lays Lugão, que tive o prazer de conhecer em dezembro/2.019/,Psicopedagoga ,Professora da Oficina de Memória da UNAPI-ES,nossa seguidora e colunista do Blogs: Envelhecer com Estilo e 50 Mais Aprendiz Digital, Ativista do Movimento #Stopidadismo.

Em 2.019,( leia: https://www.envelhecercomestilo.com/vitoria-e-a-melhor-idade-por-madis/,conheci as diversas Iniciativas da Longevidade, que eram oferecidas antes da pandemia:   ginástica, musculação, pilates, oficina de músicas,oficinas de informática, alongamento, artes, ioga, teatro, dança, Centros de Convivência, estimulando o envelhecimento saudável.

A pandemia do Coronavírus,acabou afetando a vida dos idosos e a Prefeitura de Vitória-ES, percebeu a necessidade de uma reformulação dos processos de trabalho, no atendimento à pessoa idosa, uma vez que a convivência sempre foram presencial e essa ruptura, agravou o estado emocional, o sedentarismo entre outros interferindo no processo de envelhecimento saudável.

Diante desse cenário a da Prefeitura de Vitória-ES, se reinventou promovendo a convivência online, a autonomia, a inclusão digital, e estimulando o idoso a operar com os recursos tecnológicos, oferecendo as atividades para os idoso em situação de isolamento.

Criaram o Canal no Youtube idoso.vitória , os vídeos são publicados diariamente com atividades de educação física, artísticas, tecnológicas e culturais, orientadas por profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Vitória.

Em agosto/2.021, com distanciamento social, máscara e álcool gel, os Centros de Convivência começaram a voltar ao presencial e no dia 18 de agosto, tive a oportunidade de conhecer o Centro de Convivência da Terceira Idade (Jardim da Penha) e assistir a primeira aula após pandemia , com Lays Lugão, confesso que fiquei encantada, de ver a alunas, idosas 60+,felizes com a retomada e com aula incrível da Lays, falando, sobre dicas de bem viver, exercícios de memória, exercícios de matemática, cordas vocais ,simplesmente maravilhoso.

Conheci pessoas incríveis, que foram apresentadas pela Lays, entre elas:

Erika Fortuna, 52 anos, Pedagoga e pós-graduada em Gerontologia Social, Coordenadora do Centro de Convivência da Terceira Idade de Jardim da Penha e trabalhando a 16 anos com os idosos, o seu trabalho tem como objetivo contribuir de maneira positiva para a qualidade de vida dos idosos, valorizando a autoestima, pois sabe que contribuindo para o envelhecimento saudável todos ganham.

Germânia Maria Freire de Menezes.   , 75 Advogada aposentada, Presidente do Conselho Municipal do Idoso de Vitória- COMID, Facilitadora Voluntária na Universidade Aberta para Pessoa IDOSA- UNAPI – ligada a Universidade Federal do Estado do Espírito Santo-UFES. Desenvolvo o Módulo Direito, Cidadania e Questões Sociais, atualmente as aulas são virtuais,
Projetos sobre a Coordenação de Germânia: Ações junto as comunidades sobre o Direito do Idoso, Visitas afetivas em LPI ,Atividades Intergeracionais (levar nas escolas para crianças e jovens sobre o que é Envelhecer)

Lucas Fortuna, Engenheiro Mecânico, Educador Social de Informática do Centro de Convivência da Terceira Idade do Município de Vitória, que tem como objetivo de promover a inclusão digital das pessoas idosas, para que tenham autonomia, é importante  destacar as dicas e orientações ,pois os idosos, são vulneráveis a golpes, por isso é necessário, as orientações sobre as ameaças nos ambientes virtuais. Acesse o canal idoso.vitoria

Fiquei encantada, com as iniciativas para os idosos e muito feliz em falar sobre o Movimento #Stopidadismo, que tem como objetivo sensibilizar, identificar e eliminar os preconceitos e a marginalização das pessoas idosas, por isso #StopIdadismo também não poderia ficar de fora das ações de conscientização que a Erika,Germânia, Lays e Lucas fazem junto aos idosos do Município de Vitória-ES, agora todos são Ativistas do Movimento #Stopidadismo.

Sejam bem vindos: Erika,Germânia,Lays e Lucas , é muito bom contar com vocês, no Movimento #STOPIDADISMO,

Maria do Carmo- Madis

Empreendedora Digital 60+

Envelhecer com Estilo -Conectando Senior,Incentivando e Inspirando as suas ideias

50 Mais Aprendiz Digital –  Inspirando,Incentivando&Conectando Sênior na Mídias Sociais

Email: [email protected]

Instagram: https://www.instagram.com/madis.50maisaprendizdigital

Podcast:   https://anchor.fm/madis60mais

Cartão Digital : https://apptuts.bio/madis-maria-do-carmo-e-cunha

Fonte; envelhecer com estilo

 

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

maria-do-carmo-esteves-da-cunha has 61 posts and counting.See all posts by maria-do-carmo-esteves-da-cunha

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!

%d blogueiros gostam disto: